Eu recebi indicação desse livro de 2 pessoas diferentes, eles me disseram que era uma história incrível e que eu iria amar, porém quando comecei a ler, achei uma história muito triste, sentia muita pena dos personagens, mas a curiosidade e a esperança de acontecer alguma coisa boa me ajudaram a chegar até o final, e nas últimas paginas eu chorei com a emoção que essa surpreendente história me proporcionou.
![]() |
| Livro O Caçador de pipas de Khaled Hosseini |
O livro começa quando Amir, atualmente em sua vida adulta nos Estados Unidos, recebe a ligação de um velho amigo, que pede para ele voltar ao Afeganistão e diz que ainda dá tempo de "ser bom", depois disso, Amir começa a contar a sua história desde que nasceu.
Amir era uma criança rica, seu pai era dono de uma das maiores mansões da cidade de Cabul, no Afeganistão.
Hassan, e seu pai eram os empregados e moravam nos fundos do quintal da sua casa, eles eram hazaras, uma etnia que é considerada apenas como serviçais, por isso, todos tratavam eles com inferioridade.
Apesar de serem de duas raças opostas, eles cresceram juntos e foram criados como irmãos, Amir sempre lia livros para Hassan, já que esse não sabia ler, brincavam juntos e saiam para soltar pipas.
Todos os anos, no inicio do inverno, tinha uma grande competição de pipas na cidade, onde todas as crianças empinavam suas pipas e tentavam cortar os outros, o dono da última pipa que ficasse no céu era o grande campeão, os caçadores de pipas corriam atras das pipas cortadas, e levavam pra casa como troféu, Amir era ótimo para soltar pipas, e Hassan eram um ótimo caçador, ele sempre sabia exatamente onde as pipas iriam cair.
(A PARTIR DAQUI, PODE CONTER SPOILER)
Em uma competição de pipa, Amir foi o grande vencedor, e Hassan correu para pegar a última pipa cortada, mas ele encontrou com Assef e seus amigos, que gostavam de bater em crianças, Assef havia sido insultado anteriormente por Hassan, ele não aceitou o insulto do hazara e naquele momento resolveu se "vingar", enquanto Amir assistia toda a cena escondido em um beco e em nenhum momento tentou ajudar o amigo.
Depois do acontecido, Amir se afastou de Hassan que se tornou uma pessoa calada e sem sorrisos. Por se sentir culpado em não ter ajudado, Amir fez o pai de Hassan ser demitido e se mudar para outra cidade.
Alguns anos depois, com uma crise política no Afeganistão, Amir e seu pai vão se refugiar nos Estados Unidos, depois de 20 anos morando nos Estados Unidos, Amir recebe a ligação dizendo para ele voltar ao Afeganistão e acertar as contas com o seu passado.
O final do livro realmente me surpreendeu bastante, eu esperava que finalmente fosse acontecer alguma coisa boa, mas o final não foi tão feliz, porém também não foi triste. Esse é um livro que traz muitas emoções e algumas lágrimas, super recomendo essa leitura.
NOTA: ⭐️⭐️⭐️⭐️





